WESAK

11-02-2018

O Wesak é a comemoração do nascimento, iluminação (nirvana) e transição (paranirvana) de Gautama Buda. Esta festividade é celebrada na primeira lua cheia do signo de Touro. Esta é a segunda data mais importante do calendário litúrgico da Igreja Universal e Triunfante depois do nascimento de Cristo.

ILUMINAÇÃO

Durante este festival o Senhor Gautama, derrama de seu corpo causal bênçãos sobre a humanidade e irradia a paz a todos os cantos da terra. Ele é amplamente realizado em todo o oriente, especialmente num vale do Himalaia onde centenas de chelas e peregrinos se reúnem para receber as bênçãos do Senhor do Mundo e comungar com a luz dos Budas.

Neste dia, também recebemos a irradiação do Ceptro do Poder do Senhor Maitreya que o utiliza durante a cerimónia.

Leadbeater dá-nos mais detalhes no seu livro Os Mestres e a Senda:

"Foi-nos dito que o Ceptro do Poder é um sinal físico da concentração e atenção do Logos... Ele comummente está ao cuidado do Senhor do Mundo, em Shamballa, e tão só o emprestam ao Senhor Maitreya por ocasião do festival de plenilúnio de Wesak. É um cilindro de metal desconhecido dos químicos terrenos, chamado oricalco, de uns sessenta centímetros de comprimento por cinco de diâmetro, tendo engastado em cada extremidade um grosso diamante talhado em forma de esfera projetada em ponta cónica, e sempre parece rodeado de uma aura de brilhante e transparente chama. É de se notar que durante a cerimónia unicamente o Senhor Maitreya o toca e maneja."

Qualquer um pode participar desta cerimónia, tanto fisicamente como no seu corpo sutil. Todos os que celebrarem o Wesak, seja em que lugar for, também receberão a mesma irradiação que é transmitida deste vale no Himalaia pela fraternidade.